Perda de líquido durante o enlatamento e como corrigi-lo

Este post pode conter links de afiliados, minha divulgação completa pode ser lida aqui. Como associado da Amazon, ganho com compras qualificadas.

Você está se perguntando por que, depois de enlatar, seus potes têm menos líquido do que quando foram para a enlatadora? Aprenda o que causa a perda de líquido durante o enlatamento e como evitar esse problema comum de enlatamento doméstico em sua cozinha.

Lidar com a perda de líquido durante o enlatamento é um dos problemas de enlatamento mais comuns que me perguntam.

Pode ser tão frustrante trabalhar duro para colocar comida e, depois que seus potes esfriarem, você percebe que eles têm muito menos água ou xarope do que quando você os enchia.

Isso é especialmente comum quando se enlatam feijão, picles e pêssegos, mas pode acontecer com qualquer comida enlatada caseira.

Se você pode estar se perguntando por que eu perco líquido ao enlatar com pressão ou em banho-maria? Existem algumas causas simples e a boa notícia é que são muito fáceis de corrigir.

Um frasco de conservas de pickles e feijão em uma mesa.  A sobreposição de texto diz Pare a perda de líquidos durante o enlatamento, dicas rápidas e fáceis.

Ainda é seguro usar se os frascos perderam o líquido?

De acordo com as diretrizes do National Center for Home Food Preservation, os alimentos enlatados caseiros que tiveram alguma perda de líquido, mas os frascos foram lacrados, ainda são seguros para uso. Mas os alimentos acima do nível do líquido podem perder a cor com o tempo.1

Se seus frascos tiveram perda extrema de líquido, definida como metade do líquido no pote ou mais perda de bing, então o alimento pode não ter sido processado corretamente. Se isso acontecer, coloque o frasco na geladeira para usar nos próximos 2 a 3 dias.

Por que a perda severa de líquidos é um problema?

Os tempos de enlatamento seguros são baseados em quanto tempo leva para o alimento atingir uma temperatura específica para matar as bactérias. Quanto tempo isso leva depende da densidade do alimento.

A perda de líquido na jarra pode alterar a forma como o calor circula dentro da jarra e causar processamento inadequado.

O que causa perda de líquido em potes de enlatamento

Pote de feijão verde enlatado em casa em uma mesa.

1. Resfriamento rápido

Tentar resfriar seus potes de conservas muito rapidamente é uma das causas mais comuns de perda de líquido em potes de conservas.

Quando enlatar em banho-maria, depois que os frascos atingirem seu tempo de processamento, desligue o fogo. Em seguida, remova a tampa do enlatador e deixe os frascos descansar no enlatador por 5 minutos antes de removê-los para esfriar.

Se a perda de líquido persistir, tente aumentar o tempo para até 10 minutos.

Quando estiver enlatando sob pressão, certifique-se de que o enlatador tenha baixado para pressão zero naturalmente.2 Remover o peso muito cedo pode causar sifonamento ou possivelmente frascos quebrados.

Em seguida, remova o peso e deixe descansar por 5 a 10 minutos.

Após esse tempo, retire a tampa e deixe os frascos na conserva por mais 10 minutos. Depois disso, você pode remover os frascos para esfriar e selar.

2. Enchimento excessivo de potes de conservas

Pode ser tentador colocar o máximo possível de comida em seu pote de conserva, mas é uma péssima ideia.

Os alimentos se expandem durante o processamento, portanto, é muito importante ter o espaço livre adequado no frasco. Caso contrário, a comida se expande para ocupar mais do pote e fazer com que ferva, forçando o líquido a sair.

3. Mudanças na pressão

Ao enlatar sob pressão, é importante garantir que a pressão permaneça estável. Mudanças na pressão durante o enlatamento de vegetais e carnes podem fazer com que o líquido seja sugado dos potes da enlatadora.

Se você estiver usando uma enlatadora de pressão com um botão, fique de olho nela e ajuste cuidadosamente a temperatura para manter a pressão estável.

Com uma enlatadora de calibre ponderado, você deseja ajustar a temperatura para ter um balanço lento e constante de acordo com o peso ou de acordo com as diretrizes de fabricação.

Em seguida, lembre-se de seguir as etapas de resfriamento adequadas.

4. Problemas de tampa

Um problema comum, mas muitas vezes esquecido, que pode causar perda de líquido em potes de enlatamento são os problemas com tampas e espremidos de potes.

Certifique-se de usar novas tampas de pote e verifique se há imperfeições antes de usá-las. Uma lasca ou amolgadela na borda pode impedir que a tampa sele corretamente.

Se as faixas do anel estiverem muito frouxas, elas não manterão a tampa abaixada o suficiente. Isso pode fazer com que o líquido escape dos frascos durante o processamento.

Frascos com bordas sujas também terão dificuldade em formar uma boa vedação. Certifique-se de limpar as bordas do frasco para remover os alimentos antes de colocar a tampa.

Pote de picles caseiros em uma mesa.

5. Ar na jarra

É importante remover as bolhas de ar depois de encher o frasco de vidro com comida. As bolhas de ar podem ficar presas entre pedaços de vegetais ou carne dentro do frasco.

A maneira mais fácil de soltá-los é usar uma faca ou espátula de plástico e passá-la entre a borda do alimento e a jarra.

6. Embalagem bruta

Você pode não perceber que quando você pode comer alimentos crus, o próprio alimento tem ar dentro.

É frequentemente por isso que, quando você pode preparar pêssegos, peras ou até mesmo feijão verde após os potes serem resfriados, você notará que a comida encolheu e parece estar flutuando dentro dos potes.

À medida que o alimento encolhe durante o processamento e o ar é liberado do alimento, aumenta a quantidade de espaço livre no frasco.3

O ar extra dentro dos frascos às vezes também pode causar descoloração dos alimentos após alguns meses.

Se você não gosta da aparência dos potes, então fazer uma compressa quente onde a comida é parcialmente cozida por 2 a 5 minutos antes de encher os potes é uma boa solução.

7. Absorção de água

Alguns alimentos, como o feijão, absorvem muito líquido durante o cozimento. Isso pode dar a aparência de perda de líquido do frasco de pedreiro, mas pode não ter sido sugado do frasco. Em vez disso, o líquido era simplesmente absorvido pelos grãos ou outro alimento amiláceo enquanto cozinhava nos potes.

Para evitar isso, use um método de enlatamento com embalagem quente.

Felizmente, a perda extrema de líquido não é muito comum, então contanto que seu frasco não tenha perdido mais da metade do líquido e esteja devidamente selado, ainda pode ser usado.

Você gosta de fazer geléias e geléias? Não perca essas dicas para consertar geleia que não endureceu.

Referências

  1. Centro Nacional de Conservação de Alimentos em Casa | Perguntas frequentes sobre enlatamento. ” acedido em 23 de janeiro de 2021.

2. “Centro Nacional de Conservação de Alimentos em Casa | Como é que eu? lata. ” acedido em 23 de janeiro de 2021.

3. Instituto Nacional de Alimentação e Agricultura. 2015. “Cooling Jars.” No Guia completo para conservas caseiras, Princípios de conservas caseiras, Guia 1:25. Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

About admin

Check Also

Você está escovando os dentes incorretamente?

Você está escovando os dentes incorretamente? Enquanto uma atividade duas vezes ao dia, de acordo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *