guia prático e dicas úteis para o cultivo correto

Hoje vamos conhecer o Coleus, uma planta que sempre faz muito sucesso por suas folhas espetaculares que apresentam cores e tonalidades incríveis.

Coleus, uma planta cultivada pela beleza e cores extraordinárias de suas folhas

Coleus, características

Coleus é uma planta perene cultivada anualmente. Erguida de natureza herbácea ou semi-arbustiva, a sua peculiaridade reside nas maravilhosas folhas que, de espécie para espécie, variam em forma e cor.

Tem uma postura ereta e ramifica-se a partir da parte inferior. As flores são imperceptíveis: reunidas em espigas e inflorescências muito pequenas.

Como mencionei no início, o ponto forte dessa planta são as folhas. Simples ou opostas, em forma de coração ou outras, podem ser mosqueadas de cor avermelhada, bicolor, verde, marginadas ou estriadas de verde, rosa, branco e amarelo.

Significado do nome

“Coleus” vem do grego “koleos”Que significa“ bainha ”, referindo-se aos filamentos dos estames que são reunidos em feixes.

Variedade

Existem mais do que Coleus 150 espécies diferentes. Vamos ver os principais juntos.

Coleus Blumei

Originário da ilha de Java, pode atingir a altura de 1 metro. Possui folhas ovais verde-claras, com bordos serrilhados e estrias acobreadas. A maioria dos cultivar (C. blumei ‘Despreocupado’, com folhas de palmas vermelhas escuras no centro e verdes nas bordas; C. blumei ‘Arco-íris’, com grandes folhas vermelhas com veias de vermelho escuro; C. blumei ‘Saber’, hábito espesso com folhas estriadas de vermelho, amarelo e verde).

coleus blumei

Coleus thyrsoides

Com folhas em forma de coração, esta espécie floresce abundantemente de novembro a março. As flores são azuis e de grande caráter ornamental

Coleus verschaffeltii

Esta espécie também possui folhas em forma de coração, com bordas serrilhadas e cobertas por uma penugem levemente avermelhada.

Coleus, florescendo

Comparado ao que geralmente acontece com a maioria das plantas, Coleus não é cultivado por suas flores, mas por sua folhagem particular.

No entanto, pequenas flores violetas, azuis / lilases aparecem entre o outono e o inverno. Eles são reunidos em inflorescências em forma de espinhos.

Muitos até recomendam o corte das flores para que a planta não desperdice energia e nutrientes em detrimento das folhas, que são muito mais apreciadas.

Como fazer crescer o Coleus

Considerando suas áreas de origem, o Coleus é uma planta que não tolera temperaturas muito rígidas. Em áreas mais frias, é, portanto, usado como planta de interior. Onde, por outro lado, os invernos são amenos, também pode ser utilizada para a construção de canteiros ou debruns.

Coleus no chão

Prefira um solo argiloso e, antes de plantar, misture o solo com areia (cerca de 30%) para melhorar a drenagem.

Coleus em vaso

Se cultivado dentro de casa, o Coleus não atinge mais de meio metro. Em qualquer caso, prefira potes de terracota porque permitem que a terra respire.

coleus em vaso
Nossa planta Coleus em vaso!

Como cultivar uma planta coleus

Quer o cultive no solo ou em vasos, existem alguns cuidados básicos a ter em conta para o cultivo do Coleus.

  • Temperatura: sofre abaixo de 16 graus. Então ele fica ótimo no apartamento. Se a temperatura ultrapassar 18 graus, vaporize a planta
  • Exposição: adora a luz e deve ser colocado em locais muito claros. O brilho de suas folhas coloridas depende da quantidade de luz que a planta recebe.
  • Chão: cresce bem em solo fértil, misturado com Bolsa e areia
  • Rega: requer muita água na primavera e no verão; em vez disso, diminua a irrigação no outono e no inverno. Sempre evite a estagnação da água. Nos períodos mais quentes, à noite, pode ser útil tomar um banho diretamente sobre as folhas
  • Poda: o Coleus não requer uma poda real. Será suficiente cortar os ápices vegetativos dos ramos e os caules das flores. Elimine também as peças secas e danificadas
  • Fertilização: de março a setembro, a cada 2 semanas, administrar um fertilizante líquido contendo nitrogênio, fósforo e potássio

Coleus no inverno

O frio do inverno, num primeiro momento, leva à perda das cores das folhas, depois, o Coleus perde completamente a vegetação.

Se as folhas do Coleus não estiverem mais coloridas, a planta provavelmente não está em condições ideais em termos de exposição e / ou temperatura. A temperatura ideal em que a planta vive bem é em torno de 20 ° C.

Multiplicação do Coleus

O Coleus se multiplica por corte ou por semente. Vamos ver como proceder com os dois modos. Porém, deve-se lembrar que, por meio da multiplicação por sementes, não é possível obter plantas exatamente iguais às plantas-mães.

Multiplicação por estacas

Entre abril e setembro, tire estacas com cerca de 7 a 10 cm de comprimento.

Mergulhe a parte cortada em uma mistura de turfa escura e areia grossa a uma profundidade de 1,5-2 cm. Coloque a panela em um ambiente arejado e com sombra, e a uma temperatura em torno de 21 ° C, mantendo o solo levemente úmido.

Assim que as raízes começarem a aparecer, mova a planta para um local mais claro.

Multiplicação por sementes

As sementes de coleus são semeadas no período de janeiro a fevereiro em solo fértil e grosso para ser mantido constantemente úmido. Apenas 2 mm de sepultamento em uma bandeja que deve ser exposta à luz a uma temperatura de cerca de 21 ° C.

Cubra a bandeja com uma folha de plástico, a ser retirada todos os dias para verificar o grau de umidade e eliminar a condensação.

Assim que as sementes germinarem, retire a folha de plástico e coloque a bandeja em um local com mais luz até que as plantas estejam grandes o suficiente para serem transplantadas.

Quando decantar o Coleus

O repotting do Coleus deve ser feito 2 ou 3 vezes por temporada. No caso do cultivo em vasos, a cada vez, a planta deve ser transferida para um vaso um pouco maior que o anterior. Veja como proceder:

  1. cavar um buraco fundo o suficiente
  2. retire a planta do vaso e elimine o excesso de terra
  3. coloque a planta no buraco e cubra com solo fértil
  4. compactar a terra
  5. água abundantemente

Coleus, doenças

O Coleus está sujeito a várias patologias. Vamos ver quais são os mais comuns, como surgem e como remediá-los. Se ao longo do caule você notar a formação de anéis escuros e enrugados, em breve a planta poderá até apodrecer. Na verdade, é um sinal de que lhe demos muito para beber. Espere que o solo seque completamente e remova todas as partes danificadas. Se as folhas murcharem ou amarelarem, é necessário aumentar a irrigação.

Se a planta crescer lentamente e produzir poucas folhas, pode ser deficiência nutricional ou iluminação insuficiente. Em seguida, tente movê-lo para outro local. A descoloração das folhas também é um sintoma de iluminação insuficiente.

Finalmente, manchas na parte inferior das folhas indicam claramente a presença do cochonilha farinhento, que pode ser removido com um cotonete embebido em álcool. Como alternativa, você pode lavar a planta com água e sabão neutro e depois enxaguar.

diferentes variedades de coleus
Diferentes variedades de Coleus em vasos.

Quanto custa uma planta coleus?

Como regra, um Coleus em vaso (diâmetro de cerca de 16 cm) custa pouco menos de 10,00 euros.

Curiosidade

Os primeiros exemplares de Coleus foram trazidos para a Europa no final do século XVIII, mas sua popularidade explodiu há cerca de 50 anos quando, nos jardins, a moda das cores se impôs.

Uma vez que a coloração extraordinária das folhas parece uma verdadeira magia, o Coleus representaria simbolicamente o feitiço.

Propriedades terapêuticas do Coleus

Uma espécie de Coleus, o Coleus forskohlii, contém foscolina, uma substância usada em Medicina ayurvédica para obter várias preparações úteis para combater cólicas musculares e estomacais, alergias, pressão sanguínea, asma e depressão.

Parece também que essa substância promove a perda de peso.

Percepções temáticas

E, finalmente, aqui estão algumas monografias sobre plantas e flores:

  • Plantas de interior, o melhor contra a poluição doméstica
  • O que são as mais belas flores azuis? Aqui está a nossa seleção
  • Plantas perfumadas: conselhos práticos e indicações
  • Lillà: características, conselhos e cuidados com esta planta com flor
  • Plantas herbáceas: variedade, lista e classificação
  • Tudo sobre o limpar, uma planta mediterrânea que lembra uma rosa selvagem
  • Plantas anuais: variedade, cultivo e cuidado
  • Lobelia: um gênero de plantas muito apreciado por seu potencial decorativo
  • Pachira: aspecto e cuidado desta planta que podemos cultivar no nosso interior
  • Crinum: uma planta com flores semelhante ao lírio a ser descoberto
  • As diferentes variedades de eufórbia, do mais decorativo ao mais fácil de cultivar
  • Como cultivar o Clerodendro, uma planta altamente decorativa
  • EU’acônito é uma planta venenosa com lindas flores azuis, usada na homeopatia para tratar hipertensão e ansiedade severa
  • Descobrindo osantolina: muito utilizado para decorar canteiros de flores e sebes, também é um excelente remédio fitoterápico
  • o Fritillaria, uma planta ornamental com um desenho particular e esplêndidas flores exóticas

About admin

Check Also

Macacão e chapéu de abelha do bebê Jack

Meu adorável neto Jack vai ser uma abelha no seu primeiro Halloween! Minha nora Elizabeth …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *